domingo, 26 de abril de 2009

Minha experiência como calouro


Entre na universidade no ano de 2004, bem ao contrário dos outros amigos que entraram junto comigo no curso de Ciências Sociais eu praticamente era o único que já tinha tido um tempo de experiência de um estudo acadêmico, ao contrario dos meus amigos que para muitos estavam entrando pela primeira vez na universidade, mas não tiveram ninguém para orientar para uma vida sistemática de estudo, entretanto eu tinha experiência de estudo, mas não de iniciação cientifica. No meu primeiro ano na universidade sempre observava os quadros de avisos, para saber quais as palestras que a universidade oferecia, principalmente aquelas palestras de graça e que ofereciam certificados, creio que essas foram as minhas atividades no primeiro ano.
No meu segundo ano na universidade tive a oportunidade de fazer uma disciplina chamada “Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada à Ciências Sociais I” com o Professor Samuel Sá, foi ai que conheci o Pet/ GT/CS, (Projeto Extracurricular Temático Grupo de Trabalho em Ciências Sociais)onde tive a oportunidade de conhecer melhor a universidade, algo que no meu primeiro ano pensava que conhecia, mas que na verdade, eu não conhecia.
O Pet visa ajudar os graduando a ter uma melhoria na graduação, e não é somente na nota, mas ajuda o estudante da graduação a melhorar cada vez mais o seu currículo invisível, algo que não é exigido em sala de aula. No meu primeiro ano de pet, foi somente na participação das reuniões, e quando se tinha uma palestra me convidaram uma vez para moderar uma mesa, algo que não se faz em sala de aula. No final do primeiro ano do Pet tive a oportunidade de trabalhar com um grupo de amigos, no tempo da greve na UFPA, uma pesquisa para apresentar em Janeiro de 2006, foi uma experiência muito agradável e um pouco nervoso, pois é a primeira vez que se ia apresentar um trabalho, de forma oral para muitas pessoas.
Agora estou trabalhando em um projeto de pesquisa no NPI, sobre educação, e tive um trabalho aprovado para apresentar no SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia). Em suma tive a oportunidade de conhecer melhor a universidade, através da participação das reuniões do pet, e foi graças ao pet que pude desenvolver melhor a minha vida cientifica acadêmica.
Vicente Vagner Cruz
Graduando em Ciências Sociais Petiano e bolsista PROINT
Publicado no interfece maio de 2006

Resumo do curso de Ciências Sociais


Após cinco anos de curso posso olhar para trás e dizer que cumprir a minha missão, não foi fácil, houve muitas dificuldades conseguir dinheiro no inicio do curso para comprar apostilhas, o momento de socialização jogando papo fora na beira do rio, ou o momento de socialização na fila do RU (Restaurante Universitário), são tantas lembranças que em poucas linhas não dá para descrever.
Creio que o mais importante na passagem que tive nesses cinco anos de curso em Ciências Sociais, foi à construção da identidade universitária, isso eu destaco o papel do Pet/GT/CS que me ajudou muito nessa construção, o resultado foi o meu TCC que posso dizer foi o resumo da minha vida e também do tempo em que passei na universidade. Mas o momento mais marcante no final do curso onde pude refletir e ver como e era antes do curso e o que me tornei no final do curso foi à aula da saudade, em que tive oportunidade de refletir o que fiz no curso, e também perceber o que me transformei.
Nesse dia tive também oportunidade de escutar um pouco a vida dos meus colegas que colaram grau junto comigo que muitas vezes não tive oportunidade de conversar onde pude saber os motivos que levaram fazer o curso de Ciências Sociais, e saber o que eles o que sentem quais as dificuldades de fazerem o curso, e saber o que o curso ajudou na vida de cada um. Para mim momento único, pois muitas vezes estudamos no curso a sociedade, mas esquecemos muitas vezes do outro que está no nosso lado saber se estão bem ou não se está passando por um problema grave, e que muitas vezes ignoramos. Essa é a impressão que tenho depois de cinco anos de curso, a sensação de ter cumprido uma missão árdua, mas ao mesmo tempo ter a consciência que concluir a graduação é um ciclo terminado, mas tem um outro ciclo iniciando preparação para especialização e mestrado, essa é lembrança do curso.
Vicente Vagner Cruz– Cientista Social turma de 2004.