terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Educação Personalista


Hoje tivemos uma reflexão na aula de Antropologia Filosófica relacionado a educação filosófica ministrada pela prof. Neuza.
Mounier é o maior representante do personalismo que é uma corrente filosófica do século XX. Quem começou esse pensamento foi Renouvier (1903) em que mais o universo da pessoa. Mounier teve a vida voltada para a reflexão, pois este desde de pequeno influenciado pelo seus pais fazer leitura pela manhã e a tarde fazer meditação. No principio ele tento fazer medicina, mas encontrou nessa universidade uma grande disputa entre si, mas logo em seguida abandonou o curso para ingressar na filosofia, e percebeu que tinha os mesmo problemas, da medicina a disputa entre si, foi nesse curso que ele construiu os primeiros pilares do seu pensamento dentro da corrente personalista. Após concluir o curso de filosofia passou a ser professor do ensino fundamental.
E antes de analisar o que é o homem ele inicia sua reflexão dizendo que os homens só são iguais quanto individuos (na parte biológica) quanto pessoa não todos são diferente, e defende a idéia de não se comparar um ao outro, algo que é feito pelos professores quando estão em sala de aula comparar um com outro, mas na verdade nenhuma turma é igual a outra, como um aluno não é igual ao outro cada um tem sua particularidade por isso que o professor tem dificuldade em aprender o nome de todos os alunos.
É nesse pensamento que Paulo Freire fundamenta o seu livro da pedagogia da autonomia, em que cada aluno é diferente do outro e aprende diferente do outro.
Mounier diz que a pessoa e corpo e alma, e com essa idéia critica a igreja católica de maneira especial a a igreja medieval que separa o corpo da alma.
Essa são as principais reflexões que a prof. Neuza fez em sala de aula e em breve será escrito uma resenha sobre o personalismo no site artigonal.
Vicente Vagner Cruz