No dia 21 de janeiro de 2010, iniciou no curso de Filosofia da Educação a disciplina sobre a Teoria Crítica da Educação ministrada pela prof. Dra. Maria dos Remédios, em que fez uma breve apresentação da ementa da disciplina que vai ocorre do dia 21 de janeiro até o dia 4 de fevereiro com duração de 45h.
Os textos escolhidos são: O primeiro Capítulo do livro da Dialética do Esclarecimento, o que é esclarecimento um texto do livro de Marcuse, e outro de Walter Benjamin. Diga-se de passagem, que vai ser uma disciplina muito interessante, e vai me dar uma oportunidade em rever esses teóricos que li nas Ciências Sociais quando estava no terceiro ano de curso.
No inicio da aula a prof.ª Maria dos Remédios mostrou um vídeo que introduzia a escola de Frankfurt como pode ser visto nesse vídeo que se encontra no site you tube em que faz uma profunda reflexão de como surgiu a teórica crítica seu contexto histórico, os principais autores que influenciaram seu pensamento, e quem são os principais participantes dessa escola.
No final foi comentado o primeiro capitulo do livro da dialética do Esclarecimento. O que é esclarecimento. É um livro que precisa ser lido para se entender como a razão instrumental chegou a tal ponto que muitas vezes agimos de uma maneira de não pensar muito, no caso da internet que é uma faca de gumes. Ela pode facilitar uma pesquisa, como também ajudar a atrapalhar nossa convivência social com os outros.
Vale à pena repensar a educação o significado hoje. Antes de tudo primeiro precisa-se saber o que pensamos de educação, para depois dizer qual a é finalidade da Educação.
Vale a pensa pensar a teórica crítica nos ajuda nessa reflexão.
Vicente Vagner Cruz
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Educação Personalista

Hoje tivemos uma reflexão na aula de Antropologia Filosófica relacionado a educação filosófica ministrada pela prof. Neuza.
Mounier é o maior representante do personalismo que é uma corrente filosófica do século XX. Quem começou esse pensamento foi Renouvier (1903) em que mais o universo da pessoa. Mounier teve a vida voltada para a reflexão, pois este desde de pequeno influenciado pelo seus pais fazer leitura pela manhã e a tarde fazer meditação. No principio ele tento fazer medicina, mas encontrou nessa universidade uma grande disputa entre si, mas logo em seguida abandonou o curso para ingressar na filosofia, e percebeu que tinha os mesmo problemas, da medicina a disputa entre si, foi nesse curso que ele construiu os primeiros pilares do seu pensamento dentro da corrente personalista. Após concluir o curso de filosofia passou a ser professor do ensino fundamental.
E antes de analisar o que é o homem ele inicia sua reflexão dizendo que os homens só são iguais quanto individuos (na parte biológica) quanto pessoa não todos são diferente, e defende a idéia de não se comparar um ao outro, algo que é feito pelos professores quando estão em sala de aula comparar um com outro, mas na verdade nenhuma turma é igual a outra, como um aluno não é igual ao outro cada um tem sua particularidade por isso que o professor tem dificuldade em aprender o nome de todos os alunos.
É nesse pensamento que Paulo Freire fundamenta o seu livro da pedagogia da autonomia, em que cada aluno é diferente do outro e aprende diferente do outro.
Mounier diz que a pessoa e corpo e alma, e com essa idéia critica a igreja católica de maneira especial a a igreja medieval que separa o corpo da alma.
Essa são as principais reflexões que a prof. Neuza fez em sala de aula e em breve será escrito uma resenha sobre o personalismo no site artigonal.
Vicente Vagner Cruz
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
leituras de final de ano


Nesse final de ano de 2009 como tive um periodo de recesso da especialização que curso, e também do trabalho pelo menos tive tempo de fazer umas leituras que são de suma importancia para futuras reflexão desse ano de 2010.
Um dos livros que estava lendo é eu livro do do Ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso com o titulo: Carta a um jovem político: Para construir um país melhor.
É um livro bastante interessante de ser lido pela população em geral que alguns pensamento que ele compartilha no livro vale a pena ser lido para saber o que devemos saber cobrar de nossos representantes. E após a leitura desse livro tive a oportunidade de fazer uma resenha sobre esse livro e que foi publicado no site Artigonal quem quiser ver é só acessar o link:
http://www.artigonal.com/politica-artigos/resenha-das-cartas-a-um-jovem-politico-para-construir-um-pais-melhor-de-fernando-henrique-cardoso-1645253.html
Uma outra leitura que ainda estou fazendo é um texto do grande filosófo alemão Emanuel Kant em seu livro intitulado :Sobre a Pedagogia. Em que Kant defende a ideia que a pedagogia é desenvolvida de duas maneira: Uma pela educação física e a outra é pela educação prática é uma leitura excelente e nos faz repensar a educação que é feita hoje.
Essas são as leituras feitas no final de ano.
Vicente Vagner Cruz
Assinar:
Postagens (Atom)