sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DOM BOSCO ENTRE NÓS


No dia nove de fevereiro de 2010, foi um fato histórico e inedito na história da Escola Salesiana do Trabalho em que recebeu as reliquias de Dom Bosco. Pela manhã passou no Centro Social Auxilium e a tarde foi para a capela da EST, e ficou aberto para a visitação um detalhe que percebi na reliquia foi duas fitas do Círio de Nazaré amarrada na urna de Dom Bosco.
As 19h houve a celebração eucaristica presidida pelo bispo de Marabá Dom José Foralosso, no momento da homelia fez uma reflexão sobre a vida de Dom Bosco falando sobre suas dificuldades que teve na juventude, que teve que sair cedo de casa para não entrar em conflito com o irmão mais velho, depois começou muito tarde os estudos, pois não tinha dinheiro para as despesas, andava vários KM para poder chegar na escola, além de quando conheceu um padre que lhe ensinou latim, mas que logo morreu.
Dom Foralosso falou sobre as duas crises que Dom Bosco teve a primeira foi se ia entrar na diocese de Turim ou se ia entrar no franciscanos, mas um sonho revelou que aquele a vida franciscana não era para ele. A segundo grande crise foi quando se ordenou padre, não sabia onde ia atuar e o Pe. Cafasso disse que era para ficar com ele para estudar de como devia ser padre, e o acompanhava nas prisões, foi ai que Dom Bosco descobriu sua verdadeira vocação.
Dom Bosco se tornou santo, pois foi construido sua santidade ao longo do tempo, por isso que se tornou santo e conseguiu fazer seus alunos santos como Domingos Savio, Miguel Magnone entre outros.
No final da missa o Pe. Marcelo falou da importancia da Escola Salesiana do Trabalho em preparação para os futuros profissionais da cidade de Belém relembrando a importancia do Pe. Lourenço Bertolusso que construiu essa obra em cima do alagado e da experiencia que o Pe. Lourenço teve quando morava em Recife.
Viva Dom Bosco.
E muito obrigado por está entre nós.
Vicente Vagner Cruz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Situação da Arquidiocese de Belém


Dia 03 de fevereiro de 2010 chega a cidade de Belém o novo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Correa chega a cidade para conhecer sua nova arquidiocese em que jura passar toda a sua vida envangelizando essa cidade. O Jornal Liberal divulgou um artigo de como está a realidade da Igreja Católica na arquidiocese que tem atualmente 92 sacerdotes diocesanos, 102 religiosos (isso inclui os padres de várias congregações que estão em Belém, Ananindeua, Santa Bárbara, Mosqueiro e Marituba), 400 freiras, 30 seminaristas diocesanos, 3 diaconos provisorios (que vão ser ordenados padres), 4 seminaristas que estão se preparando para receber o diaconato provisório, 30 diaconos permanente (casados)e 40 que estão se preparando para receber o diaconato permanente. Além de ter 48 congregações femininas, 27 congreçaões masculinas, dois seminários, uma emissora de Televisão e outra emissora de rádio.
E um total de fieis de 1.491.782.
Essa é a realidade que Dom Alberto Taveira vai encontrar aqui em Belém.
Vicente Vagner Cruz

Aumento da passagem de ônibus em Belém


Hoje dia 3 de fevereiro de 2010 aqui na cidade de Belém houve um aumento de passagem de ônibus. Que antes era de R$1,70 e passou para 1,90 um aumento de mais de 8%. O último aumento que houve na cidade foi no dia 20 de dezembro de 2008, antes desse dia a tarifa de onibus era de 1,50.
Claro que a tarifa de onibus é mais barata de todo Brasil e também a mais precaria do País.
Os empresarios que detém os transporte público de Belém sabe que uma boa parte dos onibus que circulam nessa cidade está sucateado, no entanto não fazem nada para melhorar os transporte públicos além de terem pouca linha para determinados locais.
Os motoristas, e cobradores de ônibus de Belém não tem uma boa qualificação profissional e principalmente formação humana, e que muitas vezes trantam mal os usuarios principalmente os idosos e os portadores de necessidades especiais.
Não sou contra o aumento de ônibus se houvesse uma melhora nos ônibus de Belém, creio que isso não é o pensamento dos empresários que administram os transportes públicos de Belém.
Vicente Vagner Cruz

Viagem para Capitão Poço


No dia 16 a 18 de janeiro de 2010 tive em Capitão Poço para fazer concurso público para o cargo de professor de Sociologia que teve uma média de 50 candidato por vaga, posso dizer que vale a pena morar nessa cidade além de ser pacata, você consegue andar com tranquilidade qualquer horario da rua.
Vale a pena conferir.