
Depois de um longo tempo de leitura do Leviatã de Thomas Hobbes (iniciei em 2001 a leitura, depois retomei em 2004 para inicio de 2005 quando estava na graduação em ciências sociais, mas li somente as duas primeiras partes desse livro) pude terminar e também fazer uma resenha do mesmo.
É um livro muito interessante de ser lido, pois mostra um pouco da fundamentação filosófica de Hobbes, na qual defendia com muita veemência a monarquia absolutista e apresentando como argumento que o homem em estado de natureza tem uma total liberdade que tanto pode matar como pode ser morta, por isso a única maneira desses garantirem a vida, era doar essa sua liberdade para somente uma pessoa, e que esta devia defender o povo. Inicio do contrato social. É bom lembra que Hobbes nasceu em um período de guerra civil, por isso que ele é um ferrenho defensor da monarquia absoluta, pois só através dessa forma de governo todos os homens conseguiriam ter uma relativa paz além de assegurarem a suas vidas.
A leitura do livro é muito agradável, que vale a pena ver mais detalhe sobre o seu conteúdo em uma resenha que vou publicar no site artigonal em breve.
Vicente Vagner Cruz
Olá Vicente!
ResponderExcluirMuito bom que você também aderiu ao uso do blog, eu não sou formada mas me interesso pela Filosofia. Como adoro ler, já esta na minha lista o livro que você cita.
Tudo de bom a você!