quarta-feira, 29 de julho de 2009

Políticas Públicas.



Estou passando para divulgar um artigo que ainda não está sendo discutida na acadêmia, mas é uma iniciativa para ser refletida. Pois muitas vezes se pensa que políticas públicas é feita somente pelo Estado, mas muitas vezes esquecemos que quem faz o Estado não são os governantes, mas todos os cidadão que tem direito a voto, e que paga os seus impostos querem ver o resultado de seu dinheiro para melhoria de sua comunidade.
Por isso vale a pena ler o artigo, que visa fazer essa reflexão que muitas vezes é esquecida de maneira geral pelo povo.


Mais detalhe detalhe no site artigonal.

http://www.artigonal.com/politica-artigos/repensando-o-conceito-de-politicas-publicas-756674.html

Desde já aceito comentários e críticas.
Vicente Vagner Cruz

terça-feira, 19 de maio de 2009

ORATORIO SALESIANO COME UNA PROPOSTA DI POLITICA PUBBLICHE


RIASSUNTO


Il presente lavoro si propone di mostrare l'attività lúdica pastorale che i Salesiani sviluppe insiemi con alcuni laici ogni Domenica pomeriggio dalle 14h30min a 17h00min nel quartiere di Pedreira nella citá del Belém Brasile denominata "Oratorio salesiano", come una proposta preliminare per le politiche pubbliche di ricreazione, e l'istruzione come una possibilità di ridurre la violenza urbana. Discutere il concetto di politica pubblica come un precedente calcolo, sedie di magazzino, e di valutare le azioni in vista di tutti i cittadini che pagano le tasse, e vogliono sapere come il vostro denaro viene investito. Lo studio è stato condotto esaminando due parti importanti della metodologia: la prima è la lettura della letteratura sulla politica pubblica, l'istruzione, i ragazzi, il tempo libero, e il concetto di oratorio, la seconda parte racconta i dati delle indagini della frequenza delle persone che partecipano alle attività Oratorio della Domenica pomeriggio, e raccogliere un campione della media dei partecipanti per determinare il profilo socio-economico dei partecipanti del Oratorio della seconda metà del 2005 e la prima metà del 2008. Contattato che la maggior parte dei partecipanti di entrambi l'Oratorio nel 2005 come il 2008 è il maschio ha una media di età compresa tra i 13 anni vive nel quartiere di Pedreira e la principale motivazione per venire a l'Oratorio è il gioco che ha per l'ambiente e gli amici che sono. Così, lavorando da casa Oratorio Scuola Salesiana di lavoro nel corso di quattro decenni, che hanno una media di 200 coppie da Domenica può essere considerata una proposta preliminare per le politiche pubbliche per il tempo libero ed educazione, non è solo uno spazio per le persone a grappolo, ma uno spazio di accoglienza e di socializzazione.
Vicente Vagner Cruz - sociologo (UFPA)

UM ORATÓRIO SALESIANO COMO PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS


RESUMO



O presente trabalho visa mostrar a atividade recreativa pastoral que os salesianos desenvolvem conjuntamente com alguns leigos todos os domingos à tarde das 14h30min às 17h00min no bairro da Pedreira chamado “Oratório Salesiano” como proposta preliminar de políticas públicas de lazer, e educação como uma possibilidade de diminuição da violência urbana. Discutindo o conceito de políticas públicas como um cálculo que precede, preside ação, e que avalie as ações em vista de todos os cidadãos que pagam impostos, e que querem saber a respeito de como o seu dinheiro está sendo investido. O estudo foi conduzido considerando duas partes importantes da metodologia: a primeira corresponde a leituras bibliográficas sobre políticas públicas, educação, adolescência, lazer, e o conceito de oratório; a segunda parte diz a respeito ao levantamento de dados da freqüência das pessoas que participam das atividades do Oratório nos domingos à tarde, e coletar uma amostra da média dos participantes para saber o perfil socioeconômico dos freqüentadores do Oratório do segundo semestre de 2005 e do primeiro semestre de 2008. Contatou-se que a maioria dos freqüentadores do Oratório tanto de 2005 como de 2008 é do sexo masculino tem uma média de idade entre os 13 anos mora no bairro da Pedreira, e a principal motivação de vir para o Oratório é os jogos que tem no ambiente, e os amigos que encontram. Assim, o Oratório funcionando desde origem da Escola Salesiana do Trabalho mais de quatro décadas atendendo uma média de 200 jovens por domingo pode ser considerada uma proposta preliminar de políticas públicas de lazer, e educação, pois não é somente um espaço de aglomerar gente, mas um espaço de acolhida e socialização.

Vicente Vagner Cruz - Sociólogo (UFPA)

SALESIAN ORATORY AS A PROPOSAL FOR PUBLIC POLICY


SALESIAN ORATORY AS A PROPOSAL FOR PUBLIC POLICY


Vicente Vagner Cruz - sociologist (UFPA)



ABSTRACT
This paper aims to show the pastoral recreational activity that Salesians are every Sunday afternoon from 14h30min to 17h00min in the neighborhood of Pedreira called "Salesian Oratory" as preliminary proposal of public policy for leisure and education as a possibility of reducing urban violence. Discussing the concept of public policy as a preceding calculation, chair stock, and to evaluate the actions in view of all the citizens who pay taxes, and want to know about how your money is being invested. The study was conducted considering two important parts of the methodology: the first is reading literature on public policy, education, teens, leisure, and the concept of oratory, the second part tells about the survey data of the frequency of people who participate in activities Oratory in the Sunday afternoon, and collect a sample of the average participant to determine the socioeconomic profile of the attendees of the Oratory of the second half of 2005 and the first half of 2008. Contacted that the majority of both attendees of the Oratory in 2005 as 2008 is the male has an average between the ages of 13 years live in the neighborhood of Pedreira and the main motivation for coming to the Oratory is the game that has on the environment and friends who are. Thus, working from home the Oratory School Salesiana Labor more than four decades having an average of 200 couples by Sunday can be considered a preliminary proposal of public policy for leisure and education, it is not only an area of mass people, but a space of welcome and socialization.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dois dias de greve de onibus que deixou Belém em caus.

Por esses dias aqui na cidade de Belém do Pará (dias 7 e 8 de maio de 2009) houve uma greve de onibus, que tornou um verdadeiro caus a cidade. Não discuto que os rodoviarios lutem pelos seus direitos, mas deviam respeitar mais os usuarios que utilizam os onibus.
No primeiro dia de greve não houve nenhum onibus em Belém e isso deixou a população desesperada que precisavam trabalhar, mas que não como se locomover para o local do trabalho, alguns pegavam vans (transporte auternativo), no final do dia continuava o mesmo problema.
Os poucos onibus que prentendia se locomover pela cidade eram apredejados por membros do sindicato, além da possibilidade atingir um usuario do transporte coletivo, com uma pedrada ou estilhaço do vidro.
Pelo menos no segundia dia foi mantido 40% da frota de onibus, e no final do dia um acordo com os empresários de onibus teve fim a greve.
Mas uma reflexão que faço é que aquelas pessoas que dirigem os onibus aqui em Belém são muito mal preparados, não tem nenhuma educação estão sempre de mal humor, não respeitam os idosos que muitas vezes tentam pegar onibus, mas não conseguem, pois uma parte desses motorista passam direto, fazendo corrida com outro companheiro da mesma linha para ver quem chega primeiro no final da linha, mas servi a comunidade nem pensar.
Infelizmente essa é a realidade do trasporte coletivo em Belém um verdadeiro caus social.

domingo, 26 de abril de 2009

Minha experiência como calouro


Entre na universidade no ano de 2004, bem ao contrário dos outros amigos que entraram junto comigo no curso de Ciências Sociais eu praticamente era o único que já tinha tido um tempo de experiência de um estudo acadêmico, ao contrario dos meus amigos que para muitos estavam entrando pela primeira vez na universidade, mas não tiveram ninguém para orientar para uma vida sistemática de estudo, entretanto eu tinha experiência de estudo, mas não de iniciação cientifica. No meu primeiro ano na universidade sempre observava os quadros de avisos, para saber quais as palestras que a universidade oferecia, principalmente aquelas palestras de graça e que ofereciam certificados, creio que essas foram as minhas atividades no primeiro ano.
No meu segundo ano na universidade tive a oportunidade de fazer uma disciplina chamada “Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada à Ciências Sociais I” com o Professor Samuel Sá, foi ai que conheci o Pet/ GT/CS, (Projeto Extracurricular Temático Grupo de Trabalho em Ciências Sociais)onde tive a oportunidade de conhecer melhor a universidade, algo que no meu primeiro ano pensava que conhecia, mas que na verdade, eu não conhecia.
O Pet visa ajudar os graduando a ter uma melhoria na graduação, e não é somente na nota, mas ajuda o estudante da graduação a melhorar cada vez mais o seu currículo invisível, algo que não é exigido em sala de aula. No meu primeiro ano de pet, foi somente na participação das reuniões, e quando se tinha uma palestra me convidaram uma vez para moderar uma mesa, algo que não se faz em sala de aula. No final do primeiro ano do Pet tive a oportunidade de trabalhar com um grupo de amigos, no tempo da greve na UFPA, uma pesquisa para apresentar em Janeiro de 2006, foi uma experiência muito agradável e um pouco nervoso, pois é a primeira vez que se ia apresentar um trabalho, de forma oral para muitas pessoas.
Agora estou trabalhando em um projeto de pesquisa no NPI, sobre educação, e tive um trabalho aprovado para apresentar no SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia). Em suma tive a oportunidade de conhecer melhor a universidade, através da participação das reuniões do pet, e foi graças ao pet que pude desenvolver melhor a minha vida cientifica acadêmica.
Vicente Vagner Cruz
Graduando em Ciências Sociais Petiano e bolsista PROINT
Publicado no interfece maio de 2006

Resumo do curso de Ciências Sociais


Após cinco anos de curso posso olhar para trás e dizer que cumprir a minha missão, não foi fácil, houve muitas dificuldades conseguir dinheiro no inicio do curso para comprar apostilhas, o momento de socialização jogando papo fora na beira do rio, ou o momento de socialização na fila do RU (Restaurante Universitário), são tantas lembranças que em poucas linhas não dá para descrever.
Creio que o mais importante na passagem que tive nesses cinco anos de curso em Ciências Sociais, foi à construção da identidade universitária, isso eu destaco o papel do Pet/GT/CS que me ajudou muito nessa construção, o resultado foi o meu TCC que posso dizer foi o resumo da minha vida e também do tempo em que passei na universidade. Mas o momento mais marcante no final do curso onde pude refletir e ver como e era antes do curso e o que me tornei no final do curso foi à aula da saudade, em que tive oportunidade de refletir o que fiz no curso, e também perceber o que me transformei.
Nesse dia tive também oportunidade de escutar um pouco a vida dos meus colegas que colaram grau junto comigo que muitas vezes não tive oportunidade de conversar onde pude saber os motivos que levaram fazer o curso de Ciências Sociais, e saber o que eles o que sentem quais as dificuldades de fazerem o curso, e saber o que o curso ajudou na vida de cada um. Para mim momento único, pois muitas vezes estudamos no curso a sociedade, mas esquecemos muitas vezes do outro que está no nosso lado saber se estão bem ou não se está passando por um problema grave, e que muitas vezes ignoramos. Essa é a impressão que tenho depois de cinco anos de curso, a sensação de ter cumprido uma missão árdua, mas ao mesmo tempo ter a consciência que concluir a graduação é um ciclo terminado, mas tem um outro ciclo iniciando preparação para especialização e mestrado, essa é lembrança do curso.
Vicente Vagner Cruz– Cientista Social turma de 2004.