terça-feira, 24 de agosto de 2010

Eleições no Pará 2010



Ano de Eleição é o momento que o povo tem de refletir sobre a administração do do país e escolher o melhor candidato que represente o interesse do povo. Mais do que nunca deve se buscar meios alternativos de ver a realidade política de sua região e noticias que possam ajudar na escolha do melhor candidato para o cargo de deputado Estadual, Deputado Federal, os 2 senadores, o Governador e o Presidente.
Tem alguns blogs que podem ajudar nessa escolha:
Um que indico é o blog do Barata: http://novoblogdobarata.blogspot.com/
Nesse blog apresenta os bastidores do poder no Estado do Pará que todos os eleitores deveria ler.
Outro blog que ajuda na reflexão é do Cientista Político Edir Veiga :http://bilhetim.blogspot.com/
também ajuda na reflexão dos eleitores paraense no voto dos seus representantes.
E um outro site que ajuda avaliar a reflexão dos eleitores paraense é o do Jornal Pessoa do jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto.
http://www.lucioflaviopinto.com.br/
Vale a pena ler esses blog e site para conhecer o que se passa pelo poder no Estado do Pará e fazer a melhor escolha nessas eleições

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Que Universidade queremos?


Por esses dias estava lendo o livro do sociólogo português Boaventura Santos em que faz uma reflexão de uma maneira estruturante sobre a universidade em todo o mundo. Esse livro é um fruto de um artigo que ele escreveu e que posteriormente foi publicado como um capitulo intitulado Universidade de idéia à idéia de Universidade do livro chamado Sobre a mão de Alice e que foi escrito em 1995.
Nesse capítulo apresenta que a universidade está passando por uma profunda crise, e diz que essas estão interligadas.
No entanto a leitura desse livro, me fez refletir de como anda a educação universitária no Brasil, e de uma maneira especial em Belém que muitas vezes se pensa que a universidade é feita no gabinete do reitor, mas a universidade que faz são os universitarios que conhecem melhor a realidade em que vivem, e são esses vão construído a sua própria formação universitária.
Claro que o Estado tem sua grande parcela de culpa, em corta o orçamento das universidades, mas nós também temos culpa em eleger pessoas que não tem um compromisso com uma boa administração pública.
Boaventura viu várias mazelas que está ocorrendo nas universidade, mas também fica a resposta dos estudantes que façam o diferencial na universidade, que sejam mais humanos e compartilhe o saber com o próximo.
Vicente Vagner Cruz

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que é Educação


Por esses dias tive a oportunidade de terminar de ler um livro bem interessante que pode ajudar em abordagem da antropologia da educação, que é o livro da coleção primeiros passos "O que é Educação" do antropologo Carlos Brandão, e tive a oportunidade de escrever uma resenha sobre o livro.
É um livro bem interessante que apresenta a educação de uma maneira diferente utilizando um pouco a categoria marxista para explicar algumas conjunturas, no entanto a limitação do livro fica que Brandão adota o esquema durkheimiano de educação que é uma geração adulta que passa um determinado saber para uma geração mais nova. E isso limita o conceito de educação que só uma geração transmite o conhecimento e a outra somente recebe.
Creio que hoje um educador tem consciência que ele aprende com o educando, um velho aprende com a criança, um criança aprende com um adulto e assim consequentemente.
O tema sobre a educação continua atual, para que nós educadores repensemos sobre a educação, e essa não é um fenômeno de uma instituição, mas é algo de toda a comunidade.
Por isso hoje precisamos repensar a educação e aprender a não ter medo do novo.

Final da Especialização da Filosofia da Educação


No dia 2 de junho a professora Neusa terminou o curso de especialização em filosofia da Educação com a disciplina chamada História das Idéias Pedagógicas, em que tivemos oportunidade de trabalhar com três teóricos um deles é o pensador estadunidense chamado John Dewey que fundou o pensamento pragmático que influenciou fortemente o movimento da escola Nova.
Um outro teorico discutido em sala de aula foi Habermas com sua teoria da ação comunicativa, e como essa teoria pode ser discutido no meio do âmbito educacional.
E finalizamos a disciplina discutindo um livro que usado por boa parte da universidade que preparam os estudantes de licenciatura em filosofia que o mestre ignorante de Jacques Rancière.
O enredo do livro apresenta a história de um professor universitário chamado Jacotot, que no período da revolução francesa foi extraditado para os paises baixos, e sem saber a lingua holandesa, foi ministra aula de direito. Nessa experiencia comprovou que o saber não é determinado, por uma acadêmia, mas cada um aprende por si sozinho sem precisar de um explicador. A conclusão do livro diz que podemos ensinar somente aquilo que ignoramos. E uma leitura profunda que ajuda questionar nosso papel de educador. Vale a pena ler.
E o curso terminou com a seguinte conclusão que sempre estamos em processo de aprendizagem. E o que estudamos ainda não é o suficente para nos forma.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DOM BOSCO ENTRE NÓS


No dia nove de fevereiro de 2010, foi um fato histórico e inedito na história da Escola Salesiana do Trabalho em que recebeu as reliquias de Dom Bosco. Pela manhã passou no Centro Social Auxilium e a tarde foi para a capela da EST, e ficou aberto para a visitação um detalhe que percebi na reliquia foi duas fitas do Círio de Nazaré amarrada na urna de Dom Bosco.
As 19h houve a celebração eucaristica presidida pelo bispo de Marabá Dom José Foralosso, no momento da homelia fez uma reflexão sobre a vida de Dom Bosco falando sobre suas dificuldades que teve na juventude, que teve que sair cedo de casa para não entrar em conflito com o irmão mais velho, depois começou muito tarde os estudos, pois não tinha dinheiro para as despesas, andava vários KM para poder chegar na escola, além de quando conheceu um padre que lhe ensinou latim, mas que logo morreu.
Dom Foralosso falou sobre as duas crises que Dom Bosco teve a primeira foi se ia entrar na diocese de Turim ou se ia entrar no franciscanos, mas um sonho revelou que aquele a vida franciscana não era para ele. A segundo grande crise foi quando se ordenou padre, não sabia onde ia atuar e o Pe. Cafasso disse que era para ficar com ele para estudar de como devia ser padre, e o acompanhava nas prisões, foi ai que Dom Bosco descobriu sua verdadeira vocação.
Dom Bosco se tornou santo, pois foi construido sua santidade ao longo do tempo, por isso que se tornou santo e conseguiu fazer seus alunos santos como Domingos Savio, Miguel Magnone entre outros.
No final da missa o Pe. Marcelo falou da importancia da Escola Salesiana do Trabalho em preparação para os futuros profissionais da cidade de Belém relembrando a importancia do Pe. Lourenço Bertolusso que construiu essa obra em cima do alagado e da experiencia que o Pe. Lourenço teve quando morava em Recife.
Viva Dom Bosco.
E muito obrigado por está entre nós.
Vicente Vagner Cruz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Situação da Arquidiocese de Belém


Dia 03 de fevereiro de 2010 chega a cidade de Belém o novo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Correa chega a cidade para conhecer sua nova arquidiocese em que jura passar toda a sua vida envangelizando essa cidade. O Jornal Liberal divulgou um artigo de como está a realidade da Igreja Católica na arquidiocese que tem atualmente 92 sacerdotes diocesanos, 102 religiosos (isso inclui os padres de várias congregações que estão em Belém, Ananindeua, Santa Bárbara, Mosqueiro e Marituba), 400 freiras, 30 seminaristas diocesanos, 3 diaconos provisorios (que vão ser ordenados padres), 4 seminaristas que estão se preparando para receber o diaconato provisório, 30 diaconos permanente (casados)e 40 que estão se preparando para receber o diaconato permanente. Além de ter 48 congregações femininas, 27 congreçaões masculinas, dois seminários, uma emissora de Televisão e outra emissora de rádio.
E um total de fieis de 1.491.782.
Essa é a realidade que Dom Alberto Taveira vai encontrar aqui em Belém.
Vicente Vagner Cruz

Aumento da passagem de ônibus em Belém


Hoje dia 3 de fevereiro de 2010 aqui na cidade de Belém houve um aumento de passagem de ônibus. Que antes era de R$1,70 e passou para 1,90 um aumento de mais de 8%. O último aumento que houve na cidade foi no dia 20 de dezembro de 2008, antes desse dia a tarifa de onibus era de 1,50.
Claro que a tarifa de onibus é mais barata de todo Brasil e também a mais precaria do País.
Os empresarios que detém os transporte público de Belém sabe que uma boa parte dos onibus que circulam nessa cidade está sucateado, no entanto não fazem nada para melhorar os transporte públicos além de terem pouca linha para determinados locais.
Os motoristas, e cobradores de ônibus de Belém não tem uma boa qualificação profissional e principalmente formação humana, e que muitas vezes trantam mal os usuarios principalmente os idosos e os portadores de necessidades especiais.
Não sou contra o aumento de ônibus se houvesse uma melhora nos ônibus de Belém, creio que isso não é o pensamento dos empresários que administram os transportes públicos de Belém.
Vicente Vagner Cruz

Viagem para Capitão Poço


No dia 16 a 18 de janeiro de 2010 tive em Capitão Poço para fazer concurso público para o cargo de professor de Sociologia que teve uma média de 50 candidato por vaga, posso dizer que vale a pena morar nessa cidade além de ser pacata, você consegue andar com tranquilidade qualquer horario da rua.
Vale a pena conferir.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Teorica Crítica

No dia 21 de janeiro de 2010, iniciou no curso de Filosofia da Educação a disciplina sobre a Teoria Crítica da Educação ministrada pela prof. Dra. Maria dos Remédios, em que fez uma breve apresentação da ementa da disciplina que vai ocorre do dia 21 de janeiro até o dia 4 de fevereiro com duração de 45h.
Os textos escolhidos são: O primeiro Capítulo do livro da Dialética do Esclarecimento, o que é esclarecimento um texto do livro de Marcuse, e outro de Walter Benjamin. Diga-se de passagem, que vai ser uma disciplina muito interessante, e vai me dar uma oportunidade em rever esses teóricos que li nas Ciências Sociais quando estava no terceiro ano de curso.
No inicio da aula a prof.ª Maria dos Remédios mostrou um vídeo que introduzia a escola de Frankfurt como pode ser visto nesse vídeo que se encontra no site you tube em que faz uma profunda reflexão de como surgiu a teórica crítica seu contexto histórico, os principais autores que influenciaram seu pensamento, e quem são os principais participantes dessa escola.
No final foi comentado o primeiro capitulo do livro da dialética do Esclarecimento. O que é esclarecimento. É um livro que precisa ser lido para se entender como a razão instrumental chegou a tal ponto que muitas vezes agimos de uma maneira de não pensar muito, no caso da internet que é uma faca de gumes. Ela pode facilitar uma pesquisa, como também ajudar a atrapalhar nossa convivência social com os outros.
Vale à pena repensar a educação o significado hoje. Antes de tudo primeiro precisa-se saber o que pensamos de educação, para depois dizer qual a é finalidade da Educação.
Vale a pensa pensar a teórica crítica nos ajuda nessa reflexão.
Vicente Vagner Cruz

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Educação Personalista


Hoje tivemos uma reflexão na aula de Antropologia Filosófica relacionado a educação filosófica ministrada pela prof. Neuza.
Mounier é o maior representante do personalismo que é uma corrente filosófica do século XX. Quem começou esse pensamento foi Renouvier (1903) em que mais o universo da pessoa. Mounier teve a vida voltada para a reflexão, pois este desde de pequeno influenciado pelo seus pais fazer leitura pela manhã e a tarde fazer meditação. No principio ele tento fazer medicina, mas encontrou nessa universidade uma grande disputa entre si, mas logo em seguida abandonou o curso para ingressar na filosofia, e percebeu que tinha os mesmo problemas, da medicina a disputa entre si, foi nesse curso que ele construiu os primeiros pilares do seu pensamento dentro da corrente personalista. Após concluir o curso de filosofia passou a ser professor do ensino fundamental.
E antes de analisar o que é o homem ele inicia sua reflexão dizendo que os homens só são iguais quanto individuos (na parte biológica) quanto pessoa não todos são diferente, e defende a idéia de não se comparar um ao outro, algo que é feito pelos professores quando estão em sala de aula comparar um com outro, mas na verdade nenhuma turma é igual a outra, como um aluno não é igual ao outro cada um tem sua particularidade por isso que o professor tem dificuldade em aprender o nome de todos os alunos.
É nesse pensamento que Paulo Freire fundamenta o seu livro da pedagogia da autonomia, em que cada aluno é diferente do outro e aprende diferente do outro.
Mounier diz que a pessoa e corpo e alma, e com essa idéia critica a igreja católica de maneira especial a a igreja medieval que separa o corpo da alma.
Essa são as principais reflexões que a prof. Neuza fez em sala de aula e em breve será escrito uma resenha sobre o personalismo no site artigonal.
Vicente Vagner Cruz

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

leituras de final de ano



Nesse final de ano de 2009 como tive um periodo de recesso da especialização que curso, e também do trabalho pelo menos tive tempo de fazer umas leituras que são de suma importancia para futuras reflexão desse ano de 2010.
Um dos livros que estava lendo é eu livro do do Ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso com o titulo: Carta a um jovem político: Para construir um país melhor.
É um livro bastante interessante de ser lido pela população em geral que alguns pensamento que ele compartilha no livro vale a pena ser lido para saber o que devemos saber cobrar de nossos representantes. E após a leitura desse livro tive a oportunidade de fazer uma resenha sobre esse livro e que foi publicado no site Artigonal quem quiser ver é só acessar o link:
http://www.artigonal.com/politica-artigos/resenha-das-cartas-a-um-jovem-politico-para-construir-um-pais-melhor-de-fernando-henrique-cardoso-1645253.html

Uma outra leitura que ainda estou fazendo é um texto do grande filosófo alemão Emanuel Kant em seu livro intitulado :Sobre a Pedagogia. Em que Kant defende a ideia que a pedagogia é desenvolvida de duas maneira: Uma pela educação física e a outra é pela educação prática é uma leitura excelente e nos faz repensar a educação que é feita hoje.
Essas são as leituras feitas no final de ano.
Vicente Vagner Cruz