
No dia 2 de junho a professora Neusa terminou o curso de especialização em filosofia da Educação com a disciplina chamada História das Idéias Pedagógicas, em que tivemos oportunidade de trabalhar com três teóricos um deles é o pensador estadunidense chamado John Dewey que fundou o pensamento pragmático que influenciou fortemente o movimento da escola Nova.
Um outro teorico discutido em sala de aula foi Habermas com sua teoria da ação comunicativa, e como essa teoria pode ser discutido no meio do âmbito educacional.
E finalizamos a disciplina discutindo um livro que usado por boa parte da universidade que preparam os estudantes de licenciatura em filosofia que o mestre ignorante de Jacques Rancière.
O enredo do livro apresenta a história de um professor universitário chamado Jacotot, que no período da revolução francesa foi extraditado para os paises baixos, e sem saber a lingua holandesa, foi ministra aula de direito. Nessa experiencia comprovou que o saber não é determinado, por uma acadêmia, mas cada um aprende por si sozinho sem precisar de um explicador. A conclusão do livro diz que podemos ensinar somente aquilo que ignoramos. E uma leitura profunda que ajuda questionar nosso papel de educador. Vale a pena ler.
E o curso terminou com a seguinte conclusão que sempre estamos em processo de aprendizagem. E o que estudamos ainda não é o suficente para nos forma.
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